MADEIRA Meteorologia

Juventude do JPP indignada com a extinção da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Data de publicação
02 Agosto 2025
19:02

A Juventude do JPP manifesta indignação face à decisão anunciada esta quinta-feira pelo Ministro da Educação, Fernando Alexandre, quanto à extinção da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Nuno Freitas, membro da Juventude do Partido, citado num comunicado do partido, considera que “a extinção da FCT vem colocar em causa a formação e o financiamento dos investigadores científicos”.

“Não podemos aceitar que uma entidade como esta, que fomenta a investigação, a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, seja extinta com o pretexto de uma reorganização eficiente”, disse.

Aponta o dedo ao Governo PSD/CDS, questionando se “é esse o sinal que querem passar aos jovens que querem seguir este ramo, e aqueles que exercem o importante papel de investigação”.

“O Ministério da Educação e Fernando Alexandre têm o dever de vir esclarecer se a recém criada Agência para a Investigação e Inovação irá cumprir as mesmas funções que a FCT cumpria até ao momento”, atirou Nuno Freitas.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia, criada em 1997, é a principal instituição pública de financiamento científico.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas