A Junta de Freguesia de Santa Cruz lançou, na segunda-feira, o orçamento participativo (OP), em uma iniciativa que “reafirma o compromisso da autarquia com a participação ativa dos cidadãos e com uma governação transparente, responsável e próxima da população”.
Em nota o órgão, explica que “o orçamento participativo se assume como um instrumento de democracia participativa que permite aos fregueses contribuir diretamente para a definição de prioridades e para a apresentação de propostas que promovam o desenvolvimento sustentável da Freguesia e a melhoria da qualidade de vida da comunidade”. O Executivo da Junta de Freguesia de Santa Cruz, acrescenta ainda considerar que o Orçamento Participativo constitui “um sinal claro de uma governação que acredita na participação dos cidadãos como fator essencial para o desenvolvimento da Freguesia”.
O presidente da Junta de Freguesia, Rui Vieira deixou ainda o apelo à participação da população, sublinhando que “as ideias e contributos dos cidadãos são fundamentais para identificar prioridades e construir soluções que respondam aos desafios da Freguesia”.