Na última semana, a Juventude Social Democrata (JSD), através das suas estruturas da concelhia do Funchal e da freguesia de São Pedro, visitou o recém-renovado Convento de Santa Clara. Em comunicado à imprensa, os jovens laranjas destacam “o extraordinário trabalho de recuperação do edifício e o valor patrimonial e histórico que este representa”.
Marco distinto do centro da cidade e da Calçada de Santa Clara, o Convento oferece a quem o visita “uma herança cultural, religiosa e artística que merece ser preservada em condições ideais”. A este propósito, a ‘Jota’ refere a “pertinência das obras de recuperação do espaço”, bem como “a requalificação de boa parte das áreas para a construção de um itinerário de visita bastante completo”. “É um investimento digno de elogio pela sua complexidade e pelas mais-valias que traz ao edifício”, completam os jovens da JSD, em comunicado.
“A transformação de vários pisos, salas e corredores permitiu dignificar a história do Convento e reaproveitar estes espaços para a exposição de inúmeros objetos de arte ligados à Ordem de Santa Clara e não só.” A juventude do PSD convida os interessados “a efetuar esta visita e a serem agentes ativos da perpetuação e da divulgação do legado cultural do Convento de Santa Clara”.
“Continuamos a afirmar São Pedro como o coração cultural do nosso município pois é essa a identidade da freguesia.” JSD que diz “querer exaltar o património cultural regional e incentivar as gerações mais novas a fazer parte desta valorização”. “A cultura relaciona-se positivamente com o turismo, com a economia e com outras áreas mas a sua génese é fazer parte da educação de todos nós”, concluem os social-democratas.