O Grupo Parlamentar do Juntos pelo Povo (JPP), apresentou esta manhã, na reunião plenária n.º 45 na Assembleia Legislativa, um Voto de Congratulação ao historiador madeirense José Eduardo Franco, distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Paris – Panthéon-Assas, apresentado pelo parlamentar Luís Martins.
Natural de Machico, José Eduardo Franco vê assim reconhecido, a nível internacional, o seu notável percurso académico e científico na área da História. A cerimónia de entrega das insígnias, conforme referiu o deputado do JPP, decorrerá a 1 de dezembro de 2025, Dia da Restauração da Independência de Portugal, no Centre Assas – Le Patio, em Paris.
A distinção coloca José Eduardo Franco como o mais jovem historiador a receber este título pela prestigiada universidade francesa, assim o referiu Luís Martins.
Doutorado em História e Civilizações pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e em Cultura pela Universidade de Aveiro, é também mestre em História Moderna e em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa.
Atualmente, é Investigador Coordenador e Diretor dos Centros de Estudos Globais da Universidade Aberta, onde também detém a Cátedra UNESCO/CIPSH para Estudos Globais, além de ser membro da Academia Portuguesa da História.
A Universidade Aberta destacou, na fundamentação da distinção, o percurso excecional do investigador, sublinhando a sua capacidade de liderança em projetos internacionais que envolveram mais de cinco mil investigadores. Entre os seus trabalhos mais relevantes contam-se o projeto “Vieira Global – Obra Completa do Padre António Vieira”, em 30 volumes, e a “Obra Seleta do Imperador da Língua Portuguesa”, traduzida em mais de 20 idiomas.
Com este Voto de Congratulação, o JPP sublinha “o prestígio que o historiador madeirense confere à Região e a Portugal, através de uma carreira marcada pela excelência e pelo contributo à cultura e ao conhecimento histórico”, conforme se lê no documento do partido.