MADEIRA Meteorologia

JPP rejeita privatização dos percursos pedestres e acusa Governo Regional de “demissão de responsabilidades”

Data de publicação
21 Junho 2025
14:24

O Juntos Pelo Povo (JPP) manifestou-se este sábado “totalmente contra” a privatização e exploração comercial dos percursos pedestres na Madeira, defendendo que o património natural “pertence a todos os madeirenses e porto-santenses”.

O deputado Basílio Santos criticou a intenção do Governo Regional de concessionar a gestão dos caminhos a privados, após a aprovação do Orçamento para 2025, que prevê um investimento de 50 milhões de euros na requalificação e criação de novos percursos turísticos.

  • JPP rejeita privatização dos percursos pedestres e acusa Governo Regional de “demissão de responsabilidades”

“Ao entregar a gestão dos percursos a uma ou duas empresas, o Governo poderá colocar em causa a existência de muitas pequenas e médias empresas, agentes dinamizadores da economia, que também têm trabalhadores, pagam os seus impostos e dependem das atividades de natureza para que sejam sustentáveis”, realçou.

O JPP acusa ainda o Governo da coligação PSD/CDS de “falhar na gestão” do património natural e de “demitir-se das suas responsabilidades”, nomeadamente na conservação da Floresta Laurissilva, classificada pela UNESCO.

  • JPP rejeita privatização dos percursos pedestres e acusa Governo Regional de “demissão de responsabilidades”

“É urgente tomar medidas sérias para controlar o acesso aos trilhos, como também é importante criar condições de segurança e bem-estar não só para os turistas mas também para os residentes”, salienta. “O Governo Regional, com esta mediada, está claramente a dar um sinal de que não está nada preocupado com a população, mas focado em alimentar monopólios”, advertiu o deputado.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas