MADEIRA Meteorologia

JPP propõe criação de Fundo Nacional para Bombeiros Profissionais e Sapadores

Data de publicação
11 Novembro 2025
15:28

O deputado Filipe Sousa, do JPP, apresentou na Assembleia da República uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado para 2026 que prevê a criação do Fundo de Comparticipação dos Bombeiros Profissionais Municipais e Sapadores (FC-BPS). Um novo instrumento financeiro destinado a reforçar a capacidade operacional, a segurança e a modernização dos corpos profissionais de bombeiros em todo o território nacional, incluindo nas regiões autónomas.

Atualmente, os municípios que detêm corpos de bombeiros municipais ou sapadores suportam integralmente todas as despesas associadas à sua manutenção, sem qualquer apoio direto da tutela, apontou o partido, num comunicado enviado às redações.

Em contrapartida, realça também, as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários beneficiam de apoios financeiros regulares do Estado e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Para o deputado, esta é uma disparidade que tem criado uma desigualdade estrutural e injustiça financeira para com os municípios que assumem diretamente a gestão das corporações de bombeiros.

O novo fundo proposto pelo JPP, a ser gerido pela ANEPC, prevê uma dotação até 70 milhões de euros em 2026, com apoios dirigidos a seis áreas prioritárias: Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e respetiva manutenção; formação e capacitação técnica; operação e manutenção de viaturas e equipamentos; aquisição e grande reparação de viaturas e equipamentos; melhoria das condições dos quartéis e alojamentos; sistemas de comando, controlo e comunicações.

De acordo com o JPP, “a proposta define critérios objetivos e transparentes para a distribuição dos apoios, combinando uma parcela fixa com uma parcela variável, ponderada em função do efetivo profissional, do risco operacional, da população abrangida e da atividade desenvolvida”.

Para garantir equidade territorial, está ainda prevista uma majoração de 10 pontos percentuais nas comparticipações destinadas às regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

“Os bombeiros profissionais e sapadores são um pilar essencial da proteção civil. Esta proposta cria um fundo claro, transparente e equitativo, que reforça a prontidão operacional sem desresponsabilizar as autarquias”, sublinha Filipe Sousa, citado no mesmo comunicado.

Com esta iniciativa, o JPP diz que “pretende corrigir uma injustiça antiga, reconhecendo o esforço financeiro dos municípios que mantêm corpos profissionais de bombeiros, estruturas essenciais em cidades com maior densidade populacional e risco operacional, onde a rapidez e a capacidade técnica das equipas são determinantes para a segurança pública”.

Para o partido, a profissionalização da proteção civil tem de ser acompanhada de instrumentos financeiros adequados, que assegurem aos municípios condições para modernizar e sustentar os seus corpos de bombeiros.

A proposta reafirma também que a matriz municipal é uma tradição organizativa do Estado português, devendo ser respeitada a autonomia local, para que cada município possa decidir, pelos seus próprios órgãos, se mantém um corpo municipal ou delega essa responsabilidade numa associação humanitária.

O Fundo de Comparticipação dos Bombeiros Profissionais Municipais e Sapadores (FC-BPS) representa, assim, um passo concreto rumo à equidade entre modelos organizativos, promovendo justiça territorial, estabilidade financeira e modernização no sistema nacional de proteção civil.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas