MADEIRA Meteorologia

JPP fala da importância de “baixar o IVA e acabar com monopólios”

Data de publicação
11 Maio 2025
12:44

O candidato do Juntos Pelo Povo (JPP) às eleições do próximo domingo considerou, hoje, ser estranho, aquilo que considera um “silêncio comprometedor” da aliança PSD-CDS sobre “o elevado custo de vida que os madeirenses têm vindo a suportar nos últimos anos de glorificação de recordes na economia e na receita fiscal”.

Filipe Sousa é de opinião de que há ferramentas para reduzir o custo de vida e assume, mesmo, lutar para que aquelas sejam uma realização.

“O diferencial de 30% no IVA, IRS e IRC foi uma medida consagrada precisamente para fazer face aos custos acrescidos da insularidade, mas PSD-CDS açambarcaram esse direto constitucional dos madeirenses e porto-santenses e agora dizem que só reduzem o IVA se o Governo Central alterar a lei para um regime de capitação simples”, disse, hoje, numa iniciativa de campanha eleitoral levada a cabo em São Martinho.

“Nada mais falso, porque a lei que levou o PSD a retirar esse diferencial do bolso dos madeirenses, quando conduziu a Região à falência, é a mesma que vigora ainda hoje. Falar a verdade é explicar os factos sem truques linguísticos. Portanto, a aliança PSD-CDS repete que não devem ser os madeirenses a pagar o custo da insularidade, mas estranhamente é o PSD-CDS que se têm apoderado dessa receita e dela agora, simplesmente, não querem abdicar, empurrando a decisão para Lisboa”, adiantou ainda sobre esta matéria.

E sublinhou que o mesmo acontece com a descida do IRS em todos os escalões.

Falou também da linha marítima ferry para passageiros e mercadorias, considerando a mesma essencial “para introduzir concorrência no transporte marítimo de carga e, porventura, abrir portas à entrada na Madeira de mais uma cadeia de supermercado”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas