O JPP apresentou um voto de protesto na Assembleia contra os atrasos nos pagamentos do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira aos profissionais de táxi que asseguram o transporte de doentes não urgentes.
O JPP denuncia um “sistemático atraso” nos pagamentos a estes profissionais, que prestam um serviço complementar ao transporte em ambulância.
Segundo o partido, o serviço de táxi é utilizado para doentes cuja condição clínica permite deslocações em segurança fora de ambulância, sendo o pagamento efetuado após a apresentação de faturas e respetivo processo de validação interna.
O JPP recorda que, em janeiro de 2025, o SESARAM anunciou a conclusão dos procedimentos para regularizar pagamentos referentes ao início de 2024. No entanto, de acordo com o partido, esses pagamentos só ficaram totalmente concluídos em fevereiro de 2026.
Ainda assim, denuncia que, em abril de 2026, os profissionais continuam a aguardar o pagamento de mais de um ano de serviços já prestados, classificando a situação como “inaceitável”.
No voto de protesto, o JPP critica o que considera ser a “insensibilidade” do Governo Regional e a “falta de palavra”, sublinhando que estão em causa trabalhadores que dependem exclusivamente do seu rendimento e que já suportaram encargos fiscais sobre serviços ainda não pagos.