MADEIRA Meteorologia

JPP acusa PSD/CDS de falir a GESBA

Data de publicação
20 Agosto 2025
12:29

O secretário-geral do Juntos Pelo Povo (JPP), Élvio Sousa, acusou esta quarta-feira a empresa pública GESBA – que gere o setor da banana na Madeira – de estar a “chantagear os agricultores” ao exigir a devolução de ajudas comunitárias atribuídas entre 2022 e 2023.

Em declarações à comunicação social, na Assembleia Legislativa da Madeira, Élvio Sousa denunciou que a GESBA voltou a adotar “práticas abusivas”, após ter sido recentemente multada em 30 mil euros pela Autoridade da Concorrência (AdC) por abuso de posição dominante. A multa surgiu na sequência de uma queixa apresentada pelo JPP em fevereiro, devido à imposição de uma declaração de exclusividade aos produtores.

O líder do JPP afirma que a exigência de devolução das ajudas não tem qualquer explicação legal e acusa o Governo Regional (PSD/CDS) de estar a gerir a GESBA de forma “despesista” e “em falência técnica”, apontando para prejuízos de 150 mil euros em 2024.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas