MADEIRA Meteorologia

JPP acusa Governo de desrespeitar idosos

Data de publicação
03 Maio 2025
9:29

A candidatura do Juntos Pelo Povo (JPP) às eleições legislativas de 18 de maio critica o Governo Regional da Madeira, acusando a coligação PSD/CDS de “desonestidade intelectual” na aplicação de apoios sociais destinados a idosos com baixos rendimentos.

A denúncia surge após a análise dos dados divulgados pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), que revelam valores “preocupantes”, diz o JPP, sobre as pensões dos madeirenses e porto-santenses. O cabeça-de-lista do JPP, Filipe Sousa, alerta que “a evidência dos números não deixa ninguém indiferente” e exige que o executivo regional enfrente a realidade.

Segundo os dados de 2023, o valor médio da pensão de velhice na Madeira é de apenas 524 euros mensais — menos 11,6% do que a média nacional — e cerca de 18 mil idosos sobrevivem com uma pensão mensal de 266 euros, 12,5% abaixo da média praticada no continente.

“É inaceitável e revela uma profunda falta de respeito pela dignidade de milhares de idosos madeirenses”, afirma o candidato. “Nem o Governo PSD/CDS, nem os deputados eleitos pela Madeira, deram um único passo durante 17 anos para garantir o acesso a um direito consagrado por lei.”

O JPP defende a extensão de um apoio adicional de 150 euros mensais a todos os beneficiários do Complemento Regional para Idosos (CRI), incluindo os 18 mil idosos com pensão de sobrevivência, e não apenas aos 2.800 abrangidos atualmente pela coligação governamental.

“É tempo de mudar de postura, deixar de destratar os madeirenses e governar com transparência, verdade e decência”, conclui.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas