MADEIRA Meteorologia

JP-Madeira questiona Ministério de Educação sobre as prioridades para alojamento estudantil

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
11 Fevereiro 2026
16:12

A Juventude Popular da Madeira remeteu ao Ministro da Educação, Ciência e Inovação, um pedido de esclarecimento quanto à decisão de afetar o antigo edifício do Ministério, na Avenida 5 de Outubro, à instalação da sede da Universidade Aberta.

De acordo com nota enviada às redações, a juventude da esfera do CDS, refere que a decisão surge após a disponibilização de três universidades, com fundos próprios, manifestarem disponibilidade para ali criar residências universitárias, com “453 camas para estudantes deslocados”, o que “consubstanciaria uma resposta estrutural e imediata” a uma das maiores dificuldades dos estudantes: “o acesso a alojamento a preços compatíveis com a sua condição”.

Num cenário em que “é do conhecimento público a grave crise de alojamento estudantil em Lisboa, marcada por preços especulativos e por uma oferta manifestamente insuficiente”, a JP Madeira sublinha que a recusa desta solução “suscita sérias dúvidas quanto às prioridades do Governo da República”, por aparentar desconsiderar “as necessidades de estudantes deslocados, incluindo os das Regiões Autónomas”.

A JP Madeira alerta que manter a decisão “sem a devida fundamentação pública e sem solução alternativa equivalente” para alojamento estudantil, “representa uma falta de consideração por estudantes e famílias”.

A Juventude Popular da Madeira afirma que continuará a lutar pelos jovens madeirenses: uma juventude política não existe para se fechar em dinâmicas internas, mas para dar voz a quem mais precisa, representar quem é ignorado e exigir soluções concretas. E essa coragem — a de incomodar quando é preciso — continuará a ser o seu “modus operandi”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas