A Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), com o apoio institucional da Secretaria Regional de Economia (SRE), através da Direção Regional do Comércio, Indústria e Qualidade, promove no próximo dia 26 de novembro as Jornadas Regionais da Qualidade 2025, sob o tema “A Qualidade e a Felicidade Organizacional”.
O momento acontece no Auditória da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas, Funchal.
Esta edição, segundo a SRE, destaca a “importância crescente do bem-estar e da felicidade no trabalho como fatores determinantes para a sustentabilidade, produtividade e retenção de talento, refletindo uma abordagem contemporânea da gestão da qualidade centrada nas pessoas”.
A sessão de abertura, marcada para as 10h00, contará com a presença do reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Moreira Fernandes, da diretora regional da Direção Regional de Competitividade, Inovação e Sustentabilidade, Andreia Collard, em representação do secretário regional da Economia, e do presidente da APQ, Paulo Sampaio.
Entre os oradores convidados destacam-se:
• Ausenda Oliveira, presidente da Comissão Técnica CT 219 – Bem-Estar e Felicidade Organizacional e responsável pela elaboração da norma NP 4590:2023 – Sistema de Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional, considerada “a norma da felicidade”, que apresentará o tema “A felicidade organizacional no contexto empresarial: reter os melhores, potenciar o talento”;
• Oradoras convidadas especialistas em felicidade organizacional e práticas de bem-estar nas empresas, que partilharão experiências e abordagens sobre a promoção do bem-estar, retenção de talento e desenvolvimento de culturas organizacionais positivas.
Durante as Jornadas, será igualmente prestada uma homenagem a António Almeida Júnior, “figura de referência no movimento da Qualidade em Portugal, pelo seu contributo pioneiro na promoção da excelência e melhoria contínua no país”.
A sessão de encerramento contará com intervenções da diretora regional do Comércio, Indústria e Qualidade, Isabel Rodrigues, e do presidente da Delegação Regional da APQ.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do site da APQ (www.apq.pt).
A receção aos participantes inicia-se às 09h30, estando o encerramento previsto para as 12h30.