O presidente da Câmara Municipal de Santana, o último a intervir neste 3.º episódio das Jornadas Madeira 2025, evento da responsabilidade do JM e da rádio JM FM, afirma que a Habitação é claramente das futuras batalhas do Município.
No palanque do salão nobre desta Câmara da costa Norte, o autarca disse estar presente para construir um pensamento sobre aquilo que precisa ser melhorado. Assim, destacou que, depois das políticas de apoio à fixação das populações, algumas inovadoras e inéditas, é preciso avançar para a construção de habitação. Isto tendo em conta que já há solo fértil para isso. Dinarte Fernandes afirma que isto é também aquilo que tem ouvido da parte das Juntas de Freguesia.
Antes, os pedidos eram mais relacionados com obras. Os apoios às famílias vieram depois de 2013 e, neste momento, estão criadas todas as condições para se avançar na aposta da Habitação. Ainda sem Estratégia Municipal para a Habitação, o concelho quer saber qual o modelo a seguir.
Dinarte Fernandes afirma que o próximo mandato será bastante desafiante nesta área, referindo que a habitação tem de ser construída o mais central possível.
Será importante, segundo o edil, debater esta questão.