O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, vai participar, nos dias 15 e 16 de novembro, na XXVII Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia (UE).
Em representação do presidente do Governo Regional, Jorge Carvalho desloca-se a Bruxelas com uma agenda centrada na abordagem da convergência económica e social e na concretização dos interesses das RUP junto das instituições, dos órgãos e dos organismos da UE, lê-se em comunbicado enviado às redações.
A Conferência constitui um momento de trabalho da maior relevância, no que concerne ao impulsionar de estratégias e posições comuns das referidas regiões em torno de temas centrais.
Recorde-se que Miguel Albuquerque participou recentemente em reuniões de alto nível, envolvendo as RUP e os Estados-membro Portugal, Espanha e França, para a renovação da estratégia da Comissão Europeia para as RUP, tendo a Comissão, no início do presente ano, acolhido as posições conjuntas, no quadro da implementação de políticas diferenciadas num contexto de múltiplos desafios para as Regiões Ultraperiféricas da UE.
O programa da Conferência inclui, para além da sessão interna, da qual decorre uma declaração final conjunta, o encontro com deputados ao parlamento europeu, o seminário social das RUP, envolvendo especialistas e a passagem da presidência da Conferência ao Presidente do Governo de Canárias, Ángel Víctor Torres.
Para o dia 16 foi reservada uma importante reunião de Parceria, entre os Presidentes das RUP, a Comissária Europeia para a política regional e os três Estados Membro com Regiões Ultraperiféricas, Portugal, Espanha e França.
Redação