A Câmara Municipal do Funchal apostou, este ano, na continuidade e na preservação das iniciativas que dão corpo à tradição da Noite do Mercado, uma das mais emblemáticas celebrações natalícias da cidade.
Segundo o presidente da autarquia, a opção passou por manter o conjunto de atividades caraterísticas desta época, assegurando condições para que o evento se a afirme como um momento de convívio, animação e valorização dos hábitos locais.
“Não havia muito tempo para inovar, por isso a aposta foi manter a tradição e proporcionar aos funchalenses e a todos os que nos visitam mais uma grande festa”, afirmou Jorge Carvalho, sublinhando a importância desta noite tanto para a diversão como para a tradicional compra das últimas frutas e verduras para a consoada.
Ao nível da segurança, foi montado um forte dispositivo, em funcionamento desde as 17 horas, que inclui, este ano, uma ligeira inovação, a presença de segurança no interior do próprio Mercado. Até ao início da noite, “todas as indicações apontavam para um decorrer normal do evento” afirmou, beneficiando ainda de condições meteorológicas favoráveis, apesar das previsões iniciais de aguaceiros.
A adesão do público era já visível ao longo do dia, com grande afluência ao mercado desde a manhã. A autarquia acredita que, com o clima agradável e com as condições reunidas, esta será “mais uma noite de mercado extraordinária”, marcada por forte participação popular na baixa do Funchal.