MADEIRA Meteorologia

Jorge Carvalho quer promover Sapadores do Funchal a Batalhão

Raul Caires

Jornalista

Data de publicação
30 Setembro 2025
16:52

Jorge Carvalho, candidato à Câmara Municipal do Funchal pela coligação PSD/CDS ‘Funchal Sempre Melhor’, garantiu hoje “que, logo que estejam asseguradas as condições legalmente exigidas, nomeadamente o número mínimo de elementos, a Companhia de Sapadores do Funchal será elevada a Batalhão”.

O compromisso foi assumido pelo candidato durante uma visita ao quartel, onde foi recebido pelo comandante José Minas. Citado em comunicado de imprensa, Jorge Carvalho sublinhou a relevância da corporação no socorro e proteção das populações, afirmando que a mudança representa um passo decisivo na valorização dos bombeiros e na resposta às exigências de um concelho com enorme responsabilidade.

“Após a conclusão da formação em curso, teremos os quadros disponíveis para dar este salto. A passagem a Batalhão vai trazer não só mais prestígio à corporação, como permitirá uma melhor organização hierárquica, com a criação do lugar de um segundo-comandante, reforçando a capacidade de resposta em situações de maior exigência”, explicou o candidato na referida nota.

Carvalho recordou que os Bombeiros Sapadores do Funchal servem diariamente cerca de 150 mil pessoas – entre os 110 mil residentes, mais 40 mil não residentes que se deslocam à cidade para trabalhar, sem esquecer os milhares de turistas que visitam a capital madeirense.

“O Funchal precisa de uma corporação preparada para responder a todos os desafios, e os nossos bombeiros são exemplo disso: são profissionais de excelência, altamente qualificados e equipados com os melhores meios de intervenção”, sublinhou, destacando logo de seguida que a evolução para Batalhão garante maior reconhecimento institucional e melhores condições de comando, sem comprometer a prontidão da resposta.

“O comando vai reunir, dentro de pouco tempo, todas as condições para enquadrar o Funchal como Batalhão. Isso não altera a rapidez nem a eficiência do socorro – essa mantém-se exemplar – mas aumenta a capacidade de organização e planeamento de uma corporação que é essencial à vida dos funchalenses”, assegurou o candidato, reafirmando que a valorização dos Bombeiros Sapadores é também uma valorização da cidade:

“Os funchalenses podem estar tranquilos. Continuaremos a apostar nos bombeiros, porque sabemos que investir na sua capacidade é investir na segurança e no bem-estar de todos”, rematou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas