MADEIRA Meteorologia

Jorge Carvalho destaca diminuição da taxa de abandono como marca na Educação

Marco Milho

Jornalista

Data de publicação
24 Outubro 2025
17:29

Jorge Carvalho encerrou hoje, de forma simbólica, um capítulo de uma década à frente da pasta da Educação na Madeira, com a apresentação de um livro que revisita, precisamente, os principais momentos e desafios que marcaram o setor nos últimos 10 anos.

No auditório da Escola Secundária Jaime Moniz, o ex-secretário regional da Educação destacou a diminuição da taxa de abandono escolar precoce como o maior foco de satisfação dos 10 anos de trabalho nesta pasta.

“É efetivamente a nossa marca, e uma que deixa uma grande satisfação. Até porque foi o primeiro compromisso que assumi com o presidente do Governo Regional e com toda a sociedade”, frisou Jorge Carvalho.

Em 2015, apontou o ex-governante, a taxa de abandono precoce situava-se nos 23,4%. “Deixámo-la, em 2024, à volta dos 8%. E isso é algo que nos deixa extremamente agradados, porque, acima de tudo, foi o cumprir de um dos grandes compromissos que assumimos com o sistema educativo e com a socieade em geral”, reforçou.

“Reconhecer as pessoas”

Numa sessão de apresentação que contou também com intervenções da presidente do conselho executivo da Escola Secundária Jaime Moniz, Ana Isabel Freitas, do seu adjunto na Secretaria Regional de Educação, Deodato Rodrigues, e também do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, Jorge Carvalho vincou tratar-se de “um reconhecimento e um agradecimento”.

“Este não é um livro de memórias,não é um livro didático nem científico. É apenas e tão-só um livro que procura reconhecer as pessoas, todas aquelas que, ao longo destes 10 anos, emprestaram o seu melhor para que atingíssemos os níveis de sucesso que atingimos ao longo desta década na Educação”, explicou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas