O nadador salvador Emanuel Fernandes, à conversa com a JM-FM, referiu que a segurança no Complexo Balnear do Lido é garantida, diariamente, por um grupo de 5 nadadores salvadores.
"Somos das praias que está melhor servida", disse, acrescentando "embora estejamos parados no posto, é um trabalho bastante cansativo".
A nível de recrutamento, o profissional assume que tanto a nível nacional, como regional, tem havido alguma dificuldade. Para os interessados, explicou que é necessário realizar um curso, com provas de admissão e que essa formação demora, sensivelmente, um mês. Posteriormente, a cada três anos, é necessário fazer uma 'reclicagem'.
E embora o mar esteja bom, e neste espaço balnear o acesso consiga ser mais controlado, Emanuel Fernandes deu conta que em praias abertas é mais complicado e que mesmo com bandeira vermelha existem banhistas que desafiam, por vezes, as regras impostas. Nesse sentido, alertou que essas ações devem ser sujeitas a coimas. "Essas pessoas têm de ter noção que estão a meter também as nossas vidas em risco", disse.
No Complexo Balnear do Lido, o nadador salvador há já 10 anos, dá conta que as condições estão favoráveis e que a temperatura da água anda à volta dos 24 graus. Aproveite para dar uns mergulhos ao som da rádio 88.8.
Mónica Rodrigues