A rádio 88.8 JMFM esteve à conversa com Maria da Paz da Associação ‘Grandes Azuis’ que aproveitou este dia para levar os utentes até à praia da Ribeira Brava que neste momento está com bandeira verde e convidativa a mergulhos.
Esta é uma associação que tem vindo a crescer e que trabalha imenso, de sábado a sábado, para ajudar pessoas com vários graus de autismo.
Na ocasião, Maria da Paz assumiu que a ida a praia é uma das atividades prediletas.
"Damos duas, três voltas, as que forem necessárias, para que eles também possam vir à praia", visto que a associação não conta com transporte e esse é um dos vários apoios que necessita para continuar o seu trabalho.
Além disso, Maria da Paz sublinhou a necessidade de apoio financeiro e de voluntariado, que fez questão de referir que apenas requer um "pouco se sensibilidade e força de vontade".
"Estamos à espera de ser mais reconhecidos e que chegue mais apoio", disse, acrescentando que "faltam terapeutas da fala".
Atualmente, o cento integra jovens desde os 2 até aos 27 anos, 3 jovens a tempo inteiro no centro de dia, 13 no campo de férias e terapias que envolvem trabalhos com 70 pessoas.
"Desgastante é bastante, mas é muito satisfatório. Quando estes meninos me deixam entrar no mundo deles não há nada mais satisfatório". Quem o diz é Maria da Paz ao se referir ao trabalho que tem feito há já 6 anos na associação.
Mónica Rodrigues