Entre hoje e o dia 20 de novembro, o Jardim da Serra recebe o evento ‘Food Matching - Aromas, Cores e Sabores’, organizado pelo CDISA Quinta Leonor.
Conforme revela uma nota enviada à redação, através desta iniciativa, a organização pretende dar a conhecer os critérios organoléticos que são usados na apreciação e na avaliação das sidras, conhecer as regras e as técnicas de harmonização de comidas e de bebidas, contribuir para o reforço das competências daqueles que trabalham na agricultura ou no domínio agroalimentar, participar no processo de aperfeiçoamento da sidra e valorizar de modo criativo os produtos regionais, junto dos estabelecimentos comerciais e da hotelaria.
Recorde-se que o Jardim da Serra possui cinco produtores de Sidra da Madeira, IG.
Durante o evento, a sidra por estes produzida será harmonizada com pratos da gastronomia regional, com a orientação do Chef Yves Gautier e promovida nos estabelecimentos comerciais da freguesia.
Já no sábado, dia 19, a partir das 19h00, no BioHotel Quinta da Serra, decorrerão iniciativas de caráter formativo. Trata-se de uma conferência que será proferida, no auditório desta unidade hoteleira, pelo docente José Carlos Marques da UMa, sobre ‘Características Físico-Químicas da Sidra’.
Seguir-se-á um jantar temático, no restaurante Green Valley, confecionado pelo chef Sílvio Rodrigues, no qual serão harmonizadas Sidras da Madeira IG, oriundas de São Roque do Faial, do Santo da Serra, da Camacha, dos Prazeres e do Jardim da Serra, com pratos da gastronomia regional.
A orientação das provas organoléticas será efetuada pelos membros do AgroSenSeLab-Madeira.
O Jardim da Serra - Food Matching - Aromas, Cores e Sabores conta com o apoio do comércio e das instituições locais, bem como da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Redação