MADEIRA Meteorologia

“Já não existe praticamente nenhuma ribeira natural e intocada na Madeira”, lamenta o PTP

Data de publicação
07 Maio 2024
18:08

A candidatura do PTP esteve na tarde de hoje na Ribeira dos Socorridos para denunciar o que considera ser “um dos maiores crimes ambientais na Madeira praticados pela governação PSD”

Raquel Coelho deu o exemplo do que se passa na Ribeira dos Socorridos, que foi alvo da instalação de pedreiras e aterros. Para o PTP, “já não existe praticamente nenhuma ribeira natural e intocada na Madeira, porque foram todas destruídas pela extração de inertes”.

Além disso, afirmou a candidata, ”as ribeiras foram mexidas de forma irresponsável, gananciosa e incompetente, para que os empresários pudessem fazer fortuna com os inertes”.

Raquel Coelho defendeu “que estão a matar os ecossistemas das ribeiras e a pôr em causa a segurança da população e não nem um euro pagam pela extração de inertes”.

“As crianças de amanhã já não vão saber o que é um ribeira”, lamentou Raquel Coelho, observando que, além dos Socorridos, este “crime ambiental repete-se em quase todas as ribeiras do concelho do Funchal (Ribeira de João Gomes, Ribeira de Santa Luzia, Ribeira de Santo António) e em outros concelhos da Região, como na Ribeira Brava, Ribeira da Tabua, Ribeira da Ponta do Sol, Ribeira da Madalena do Mar, e também a norte, na Ribeira da Metade e Ribeira Seca, no Faial, e na Ribeira de São Vicente.

Segundo o PTP, é necessário se regulamentar a extração de inertes nas ribeiras e que essa será uma das principais medidas que levará ao Parlamento Regional.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas