O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) realizou, uma formação dedicada aos “Vinhos Naturais, Biológicos e Biodinâmicos”, decorreu nos dias 22 e 23 de janeiro de 2026, nas suas instalações, na Rua 5 de Outubro.
O IVBAM explica que, a iniciativa surgiu na constatação do “crescente interesse por vinhos produzidos de acordo com práticas mais sustentáveis, com foco no respeito pelo terroir e numa menor intervenção enológica, ou seja, vinhos focados na sustentabilidade e com práticas agrícolas sem químicos sintéticos e colheita manual. Os biológicos focam na vinha, os biodinâmicos seguem ciclos lunares, e os naturais minimizam ou eliminam sulfitos e leveduras industriais.
A ação formativa foi ministrada pelo enólogo Eng. Mário Caldeira Andrade e tendo como principais destinatários os produtores de vinho da Região Autónoma da Madeira e aos provadores do Painel de Certificação de Vinhos do IVBAM, tendo tido como objetivos que estes “aprimorem os seus conhecimentos visando a distinção dos conceitos de vinhos naturais, biológicos e biodinâmicos, com base em princípios, práticas e enquadramentos associados, a compreensão das implicações destas abordagens na produção, na estabilidade e no perfil sensorial dos vinhos, o desenvolvimento de competências básicas de prova, descrição e avaliação e, por último, a promoção de uma linguagem técnica harmonizada, com impacto na valorização dos vinhos tranquilos produzidos na Região Autónoma da Madeira.”