O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), através da Divisão de Viticultura, tem realizado um conjunto de ações dedicado ao “Repouso Vegetativo da Videira”.
Estas sessões decorrem em vários concelhos da Região e destinam-se a viticultores, técnicos agrícolas e demais interessados no setor. O objetivo passa por reforçar o conhecimento e as boas práticas relacionadas com o período de dormência da videira, uma fase determinante para a produtividade e qualidade das futuras colheitas.
Durante as sessões, serão abordados temas técnicos de grande relevância para a preparação dos vinhedos, nomeadamente análises de solo e a sua importância na correção das carências nutricionais, fertilizações, podas e tratamentos de inverno entre outros.
A próxima ação realiza-se amanhã, pelas 18h30 na Escola Agrícola da Madeira, São Vicente. Já no dia 24 terá lugar no Estreito de Câmara de Lobos no Centro Cívico do Estreito.
Estas iniciativas inserem-se na política de proximidade do IVBAM junto dos produtores, com o objetivo de proporcionar informação técnica atualizada e promover uma viticultura mais sustentável e eficiente.
O período de repouso vegetativo é uma momento chave na vida da videira, durante o qual são realizados vários trabalhos de campo que influenciam diretamente o vigor das plantas e a qualidade das uvas da próxima vindima. Assim, compreender e aplicar corretamente algumas técnicas é essencial para garantir vinhas mais equilibradas e produtivas.