MADEIRA Meteorologia

IVBAM percorre toda a Região com formação e apoio técnico viticultores

Data de publicação
03 Abril 2024
16:35

O Conselho Diretivo do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) iniciou um trabalho de maior proximidade, formação e acompanhamento aos viticultores no terreno.

A primeira formação aconteceu a um grupo de viticultores em São Jorge.

De acordo com Tiago Freitas, presidente do IVBAM, tratou-se da primeira ação de formação realizada pela Divisão de Viticultura, acompanhada por esta nova equipa do IVBAM, que “aproveita estes encontros para disponibilizar e reforçar a mensagem de apoio e proximidade do IVBAM e do Governo Regional aos viticultores da Região”.

Os temas abordados na ação de formação relacionaram-se com as regras de plantação, nomeadamente as aplicadas às novas autorizações de plantação que decorrem entre 1 de março a 15 de abril. Os apoios do POSEI à produção foram igualmente esclarecidos, explicando que o apoio será de 1€/kg da Malvazia de São Jorge para a campanha de 2024, e que será paga em 2025. Os viticultores receberam ainda formação sobre as melhores técnicas culturais para a casta Malvazia São Jorge. Assistiram a esta formação cerca de 15 viticultores de São Jorge que têm parcelas com Malvazia de São Jorge, entre outras castas.

10 visitas técnicas no Porto Santo nos dias 3 e 4 de abril

Tiago Freitas refere que estas ações de esclarecimento continuarão a ser efetuadas em vários concelhos da Região, com vista a alcançar um grande número de viticultores. Os temas abordados nas ações informativas terão em vista alguns esclarecimentos sobre de ciclo produtivo da vinha, bem como outros temas relevantes, nomeadamente as “Regras para Plantar Vinha”; “POSEI Produção” e “Recomendações Técnicas para a Vinha da casta Malvasia de São Jorge”.

Nos dias 3 e 4 de Abril, estão previstas 10 visitas técnicas aos viticultores do Porto Santo. As referidas visitas serão realizadas no âmbito dos controlos obrigatórios das Novas Autorizações de Plantação e das Autorizações de Replantação, assim como no apoio técnico relacionado com as intervenções em verde e na fertilidade da vinha. Nesta deslocação, também será realizada uma ação de esclarecimento aos viticultores sobre os seguintes temáticas: - Regras para plantar vinha; - POSEI Produção; - Recomendações Técnicas para a Vinha.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas