O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o arquipélago da Madeira sob aviso laranja esta quarta-feira, devido à chuva forte.
Recorde-se que para amanhã, da 31 de março, está prevista a aproximação e passagem de uma depressão frontal pelo arquipélago, que dará origem a céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde, com períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada até meio da tarde.
O período mais crítico de precipitação deverá ocorrer entre as 6 e as 12 horas de manhã, o que motivou a emissão de um aviso laranja, mas que a partir do meio dia baixa para aviso amarelo, em vigência até às 15 horas na costa sul e norte da ilha.
Para o Porto Santo foram emitidos os mesmos avisos.
Já o vento será moderado (20 a 35 km/h) do quadrante sul, por vezes com rajadas até 70 km/h, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas zonas montanhosas, com rajadas até 90 km/h até ao início da tarde.
Em termos da ondulação, na costa norte são esperadas ondas de noroeste com 2,0 a 2,5 metros, enquanto que na costa sul estão previstas ondas do quadrante sul com 1,0 a 1,5 metros.