O grupo parlamentar do PSD realçou o investimento realizado no concelho de Machico, em diferentes áreas, com impacto na melhoria das condições de vida da população e na economia local, lamentando que esse exemplo de proatividade não seja acompanhado pela Câmara Municipal.
Cláudia Gomes salientou que, neste momento, decorrem importantes obras em Machico da responsabilidade do Governo Regional, sendo esse investimento "transversal e contínuo, não havendo qualquer discriminação partidária, como se quer passar", realçando as obras da ARM em todo o concelho, com destaque para a mais recente, a estação elevatória de Águas residuais do Caniçal. Mas também a reabilitação das infraestruturas de apoio à praia da Alagoa e a empreitada de construção da Bancada do campo de Futebol do Porto da Cruz, infraestruturas que, além de beneficiarem a população, potenciam a economia local através do turismo desportivo.
Referiu, ainda, as diversas obras de reabilitação e de requalificação das estradas regionais, bem como o investimento na habitação, ressalvando o facto de, apesar de ter competências para tal, a Câmara não ter obra nem estratégia nesta matéria.
E, também, a conservação do parque escolar e o exemplo do cemitério do Porto da Cruz, visitado pelos deputados do PSD, no âmbito da Jornadas Locais que tiverem, hoje, início no concelho.
A deputada Cláudia Gomes relembrou o compromisso do Governo Regional em resolver a situação daquela infraestrutura, destruída pela intempérie de novembro de 2013, realçando ser um facto de que se trata de uma obra da responsabilidade da Câmara Municipal de Machico". Contudo, salienta que, "face à inércia" da autarquia, o Governo Regional teve de assumir o compromisso de financiar a sua reconstrução.
Ainda assim, ciente desta disponibilidade do Executivo Madeirense e depois de já se terem passado cerca de 10 anos, a edilidade "continua a agir de forma muito lenta, exigindo-se maior proatividade por parte da Câmara em prol do povo do Porto da Cruz".
"O Governo Regional continua a aguardar o envio de documentos para o fecho deste dossier, que terá um financiamento na ordem dos 3,1 milhões de euros", afirmou Cláudia Gomes, sublinhando que aquilo que ninguém quer é que "a Câmara leve mais 10 anos a concluir este processo, porque o povo está cansado de esperar".
A deputada acrescentou que esta não é a primeira vez que o Governo Regional tem de substituir a Câmara de Machico, dada a sua falta de ação. Também no caso da Estrada do Massapez, igualmente, no Porto da Cruz, teve de ser o Executivo madeirense a resolver a questão, apesar de esta ser uma incumbência do município.