Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, visita amanhã, a nova subestação do Lombo do Meio, na freguesia dos Canhas, uma obra da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM).
Integrada no Plano de Investimentos da EEM, a nova subestação 60/6,6 kV substitui a infraestrutura antiga, construída na década de 1990, cujos equipamentos se encontravam obsoletos e descontinuados. A instalação antiga estava ligada à linha aérea simples de 30 kV entre as subestações da Ponte Vermelha e do Lombo do Doutor.
O novo equipamento, projetado e construído com todas as condições técnicas adequadas, é constituído por um edifício de dois pisos, sendo um destinado aos equipamentos de 60 kV e o outro aos de 6,6 kV e sistemas auxiliares, estando equipado com um transformador de 10 MVA.
Este investimento permitirá melhorar significativamente a fiabilidade da injeção na rede de distribuição a 6,6 kV da zona, aumentar a potência instalada na rede de transporte da região oeste da Madeira e garantir a redundância essencial para o escoamento da energia produzida para as zonas de maior consumo.
O projeto, orçamentado em 6.675.175 €, contribui ainda para o aumento da capacidade de entrega de energia e dos níveis de fiabilidade na rede de transporte da EEM, reforçando a segurança do sistema elétrico da Região Autónoma da Madeira.