MADEIRA Meteorologia

Investigadores apostam na tecnologia e na inteligência artificial para dar mais qualidade de vida às cidades

Data de publicação
03 Novembro 2025
18:38

“A utilização da inteligência artificial (IA), para tornar as cidades cada vez mais inteligentes e com respostas rápidas aos problemas com que se deparam” foi o mote para o debate realizado na 1ª Assembleia do Citiverso, que juntou especialistas mundiais, e na qual participou a Diretora Regional de Competitividade, Inovação e Sustentabilidade.

Leia a nota de imprensa da Secretaria Regional de Economia:

“Tratou-se de um encontro realizado a partir da cidade de Valência, em Espanha, sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual Andreia Collard apresentou, por videoconferência, os primeiros resultados da iniciativa que pretende construir infraestruturas públicas digitais, através dos mundos virtuais baseados em inteligência artificial. A ideia é contribuir para um mundo melhor, através de um projeto universal, que possa ser partilhado, com soluções inovadoras capazes de responder a três grandes áreas: acesso a serviços públicos, sustentabilidade e resiliência, e turismo e cultura digital.

A Direção Regional de Competitividade, Inovação e Sustentabilidade é um organismo tutelado pela Secretaria Regional de Economia criado com o objetivo de, através da inovação, trazer mais desenvolvimento à Madeira e ao Porto Santo.

Andreia Collard e o grupo de trabalho que liderou apontaram as diretrizes para disseminar o conhecimento, para além de um ambiente isolado (“sandbox”), e testar cenários de metaverso, que podem simular a realidade das cidades em modelos virtuais.

Os especialistas estão a trabalhar no desenvolvimento da tecnologia para as áreas do planeamento urbano e das infraestruturas, da administração e da participação pública, doi desenvolvimento económico, da educação, do turismo, do transporte e mobilidade, da segurança pública, da saúde pública e ainda da resiliência a desastres.

Para os investigadores é preciso não ter medo da tecnologia, como a IA, e pô-la ao serviço de soluções práticas para melhorar a governação, solucionar com celeridade os problemas com que os núcleos urbanos se deparam e promover o desenvolvimento das cidades.

Este foi mais um passo para a consolidação do Pacto para o Futuro e o Acordo Digital Global da ONU, que juntou na “mesa do debate” especialistas internacionais em mundos virtuais e inteligência artificial, decisores políticos, líderes de grandes empresas e programadores informáticos. A importância da IA na democratização da saúde, da educação e da governança, e de como esta nova tecnologia pode ajudar a apresentar soluções para crises climáticas e para a gestão dos recursos naturais foram duas das áreas consideradas essenciais neste encontro mundial.

Desta cimeira destaca-se a necessidade de apostar na Cultura Digital como forma Integração de patrimónios históricos e experiências imersivas em plataformas virtuais, principalmente na área do turismo. Cabe agora aos investigadores e às empresas criarem projetos em código aberto, que sejam capazes de simular a realidade física num modelo virtual, um universo digital que é designado de metaverso. A ideia é partilhar todo o conhecimento adquirido e colocá-lo ao serviço dos cidadãos, em prol de cidades inteligentes.

O Citiverso é uma iniciativa coorganizada por sete instituições da ONU (UIT, UNICC, ITCILO, OMPPI, FAO, UNICEF, UN Tourism), que conta com a colaboração da Open & Agile Smart Cities (OASC), do Grupo do Banco Mundial, da Digital Dubai, da cidade de Tampere, na Finlândia, da cidade de Valência, na Espanha, e da Universitat Autònoma de Barcelona.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas