MADEIRA Meteorologia

Instrutores do Madeira Internacional Training Center dão formação em Oliveira de Azeméis

Data de publicação
18 Outubro 2024
14:17

Decorre de 18 a 20 de outubro, em Oliveira de Azeméis, o 30.º Curso Medical Response to Major Incidents – MRMI, realizado pelo grupo de instrutores em trauma e catástrofe do Madeira Internacional Training Center (MIDTC), em parceria com a Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha e com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

O Curso Medical Response to Major Incidents (MRMI) destina-se aos profissionais das diferentes células de intervenção, face a grandes incidentes com multivítimas. Estão a participar nesta formação pós-graduada mais de 100 profissionais de diferentes áreas de atuação, nomeadamente bombeiros, técnicos de emergência, médicos, enfermeiros, psicólogos, serviços municipais de proteção civil, forças militares e de segurança, polícia judiciária, gestores, assessores de comunicação, jornalistas, entre outros.

O grupo de instrutores é composto por 35 profissionais da área da saúde, proteção civil e forças de segurança.

A formação ministrada é da responsabilidade do MIDTC dirigida pelo médico anestesista, Luís Vale e enfermeiro Rui Faria, profissionais afetos ao SESARAM, EPERAM, e tem como diretora de curso, a enfermeira Sílvia Lopes.

Recorde-se que todo este percurso formativo na área da gestão e catástrofe iniciou-se na RAM após o evento do 20 de fevereiro de 2010, e desde então o MIDTC através do seu grupo de instrutores tem liderado esta formação no país. Atualmente contabilizam-se 30 cursos MRMI em Portugal (continente e ilhas) e mais de 3500 formandos de diferentes áreas.

O MRMI baseia-se num modelo de simulação avançada treinando toda a cadeia de comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a cenários de multivitimas, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possa utilizar na resposta a um incidente multivítimas, ou seja, numa catástrofe.

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou online na cerimónia de abertura. O governante aproveitou para felicitar a organização e os formandos, e para sublinhar a importância da aposta neste tipo de formação para a diferenciação dos profissionais. “O futuro vai ser carregado de situações inesperadas e temos de estar preparados, com o nosso conhecimento, com o nosso saber e com o nosso tipo de organização, para dar uma resposta cada vez mais positiva perante os incidentes que poderão ocorrer.”

Na abertura, entre outras entidades, estiveram presentes a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, representada pelo vereador Rui Luzes, o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, António Nunes, em representação física do secretário regional de Saúde e Proteção Civil, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, representada pelo segundo comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto, Leonel Alves, o vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Marco Serronha, o diretor da Madeira do MIDTC, Luís Vale, a diretora da 30º edição do Curso MRMI, Sílvia Lopes, e o presidente do conselho de direção da ESS Norte CVP, Henrique Pereira.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas