MADEIRA Meteorologia

Iniciativa solidária para apoiar no acesso ao medicamento está de volta

Data de publicação
20 Maio 2024
11:30

Está de volta a Campanha solidária ‘Dê Troco a Quem Precisa’.

A 11.ª edição desta iniciativa começa hoje e decorre até 29 de maio, em cerca de 600 farmácias aderentes em todo o país. Durante este período, qualquer cidadão poderá doar o troco das suas compras ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude. Os donativos angariados vão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.

Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova Information Management School, 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar.

Para apoiar esta causa basta ir a uma farmácia aderente ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).

“A pobreza, enquanto conceito multidimensional, representa um obstáculo relevante na melhoria da saúde da população e na redução das desigualdades na saúde. Neste âmbito, a parceria entre a Câmara Municipal de Machico e a Associação Dignitude tem sido essencial na promoção da saúde dos nossos munícipes, dando acesso atempado e sem restrições aos medicamentos a famílias que se encontram em situação de fragilidade socioeconómica. Juntos iremos continuar a transformar destinos, e a lutar pela igualdade na saúde de todos os nossos munícipes.”, refere Mónica Vieira, Vereadora da Câmara Municipal de Machico.

“De 20 a 29 de maio, as farmácias aderentes da Região Autónoma da Madeira, associam-se novamente à Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, permitindo o apoio de milhares de famílias a terem acesso aos medicamentos de que precisam para viver. Ao doar o seu troco estará a fazer a diferença na vida dos mais vulneráveis e a transformar destinos!”, explica Marta Vieira, farmacêutica da Farmácia Zarco.

Só na Região Autónoma da Madeira, existe uma rede de 16 farmácias abem: à qual mais de 1.610 beneficiários acederam, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do Programa abem: em 2016, já foram dispensadas 147.782 embalagens de medicamentos apenas nesta Região Autónoma no âmbito desta iniciativa.

Atualmente, a Rede abem: conta com 2 entidades referenciadoras na Região Autónoma da Madeira: Município de Machico e de Santa Cruz.

O Programa abem: já apoiou mais de 36 000 beneficiários.

Os beneficiários do Programa abem: são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos para si.

A Associação Dignitude emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas