MADEIRA Meteorologia

Iniciativa Liberal defende “salários justos” e gestão por mérito na saúde

Data de publicação
11 Maio 2025
12:46

No âmbito da apresentação do seu Manifesto Eleitoral, a Iniciativa Liberal (IL) defendeu este domingo, em comunicado de imprensa, um conjunto de medidas para valorizar os profissionais de saúde, sublinhando que “sem profissionais motivados e respeitados, não há sistema de saúde que funcione”.

Entre as propostas destacam-se a implementação de salários justos, com uma componente variável baseada em produtividade, qualidade e resultados, bem como a nomeação de gestores hospitalares com base no mérito, experiência e desempenho, em vez de critérios partidários. A IL propõe ainda a avaliação contínua dos gestores segundo indicadores objetivos.

O projeto liderado na Madeira por João Corte Fernandes no que concerne à candidatura às legislativas de 18 de maio pela Iniciativa Liberal defende também o reconhecimento da Enfermagem de Prática Avançada e o reforço da autonomia dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, permitindo uma intervenção mais ativa e autónoma destes profissionais nos cuidados de saúde. A formação, tanto inicial como contínua, deve, segundo a IL, ser mais exigente, de forma a garantir padrões de excelência baseados no conhecimento e competência.

“Não basta pedir sacrifícios aos profissionais de saúde – é preciso respeitá-los, ouvi-los e dar-lhes condições para fazerem o seu trabalho com dignidade e motivação”, sublinha João Corte Fernandes, afirmando que “valorizar quem cuida é o primeiro passo para construir um sistema de saúde mais justo, mais eficaz e mais humano”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas