MADEIRA Meteorologia

Iniciativa Liberal defende “mais casas e menos burocracia”

Data de publicação
02 Maio 2025
11:00

‘Habitação Agora’ é um dos quatro objetivos prioritários definidos no Manifesto Eleitoral da candidatura da Iniciativa Liberal à Assembleia da República, assente num plano estratégico a quatro anos que visa, por um lado, mobilizar o parque habitacional existente e, por outro, promover a construção e reabilitação de habitações.

Para tanto, e com o objectivo de aumentar a oferta, o partido apresenta propostas concretas para diminuir a burocracia e os custos da construção. Em concreto, as propostas passam pela redução do IVA na construção para a taxa mínima, pela isenção de imposto de selo nas transações imobiliárias e pelo aumento do número de terrenos disponíveis para construção, bem como da densidade habitacional em áreas com transporte público instalado.

Para além do mais, para reduzir a burocracia e a morosidade dos licenciamentos, a Iniciativa Liberal defende a consolidação de mais de dois mil diplomas dispersos num só Código da Construção, a criação de um regime de pré-licenciamento urbanístico automático e a simplificação da instalação de casas modulares e pré-fabricadas.

“Enquanto a burocracia e os impostos continuarem a embaraçar a vontade de quem quer viver e investir na Madeira, a crise da habitação só se agravará. A Iniciativa Liberal quer devolver às pessoas o direito à habitação – e fazê-lo com coragem, liberdade e ação concreta,” afirma João Côrte Fernandes, cabeça de lista da Iniciativa Liberal pela Madeira.

“Ter uma casa acessível e digna não pode ser um privilégio para poucos – deve ser uma realidade ao alcance de todos os Madeirenses. No entanto, o excesso de burocracia, os elevados custos da construção e a falta de planeamento eficaz continuam a agravar a crise da habitação na Região e no país”, conclui.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas