A Iniciativa Liberal fez chegar às radações um manual onde é explicado os passos para se chegar a um "atentado ambiental"
Em sete passos, os liberais explicam como fazer um atentado ambiental, nomeadamente um teleférico, em área protegida de interesse público.
!1 Ter o controlo do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza; 2. Nomear este Instituto proponente do investimento em questão, em área protegida e de interesse público; 3. Dar eco a opiniões enviesadas sobre o tema, justificando o investimento com a dinamização da economia; 4. Adjudicar um montante significativo num Estudo de Impacte Ambiental que não levante muitas questões, dizendo não haver ainda interessados para o projecto - quando toda a gente sabe quem será o promotor de obra principal com vasta experiência na área, bem como o consolidador de escarpas de serviço na região; 5. Ignorar os resultados da consulta pública anunciada publicamente, da qual apenas uma das mais de 400 opiniões se mostrou favorável; 6. Fazer o Ambiente pronunciar-se sem levantar muitas ondas, nem pôr em causa nenhum membro do Governo, através da respectiva Direcção Regional e 7. Anunciar túneis da Ajuda a São Gonçalo, a ver se começa tudo a achar que aberrações são uma normalidade".
O IL assegura ainda que foram solicitados vários esclarecimentos, em várias áreas, não suficientemente asseguradas pelo projecto, nem mencionadas no Estudo de Impacte Ambiental: da ANAC, e de Direcções da própria Direcção Regional do Ambiente. Porém, em nenhum ponto se põe em causa a realização do projecto.