MADEIRA Meteorologia

IL responsabiliza PSD pela situação na Madeira por insistir em solução desgastada

Data de publicação
17 Dezembro 2024
16:39

O líder da IL, Rui Rocha, responsabilizou hoje o PSD pela situação na Madeira ao insistir numa “solução absolutamente desgastada” e sem padrões de exigência já que, em oito membros do Governo Regional, cinco eram arguidos.

“Quero sublinhar que a responsabilidade principal da situação na Madeira é do PSD. Aliás, a senhora ministra da Justiça nos últimos dias apresentou um pacote anticorrupção e a minha pergunta é se esse pacote vai ser ou não aplicado na Madeira, porque na Madeira parece haver regras diferentes”, criticou, em declarações aos jornalistas, Rui Rocha, reagindo assim à aprovação da moção de censura que faz cair o Governo Regional.

O líder da IL sublinhou que era “absolutamente insustentável” um Governo Regional em que, em oito elementos, cinco membros eram arguidos, em oito.

“Essa responsabilidade é uma responsabilidade exclusiva do PSD que insiste nesta situação e, com grande espanto, eu vejo o próprio PSD nacional, o secretário-geral, Hugo Soares, do PSD, a fazer declarações que considero absolutamente inapropriadas”, condenou,

Para Rui Rocha, a “responsabilidade está no PSD” porque “insiste numa solução que está já absolutamente desgastada e não corresponde ao mínimo de padrão de exigência, que deve ser posto em funções governativas, neste caso, funções governativas regionais”.

A Assembleia Legislativa da Madeira aprovou hoje, por maioria, a moção de censura apresentada pelo Chega ao Governo Regional minoritário do PSD, liderado por Miguel Albuquerque, o que implica a queda do executivo.

O documento recebeu os votos a favor de toda a oposição - PS, JPP, Chega, IL e PAN, que juntos reúnem 26 eleitos, ultrapassando assim os 24 necessários à maioria absoluta -, enquanto o PSD e o CDS-PP (que tem um acordo parlamentar com os sociais-democratas) votaram contra.

A aprovação da moção de censura, uma situação inédita no arquipélago, implica, segundo o Estatuto Político-Administrativo da Madeira, a demissão do Governo Regional e a permanência em funções até à posse de uma nova equipa.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas