A Iniciativa Liberal alerta hoje para o que diz ser o “estado de desorganização e ausência de planeamento” na zona da Ponta de São Lourenço, na freguesia do Caniçal, sublinhando tratar-se de “um dos locais naturais mais emblemáticos e visitados da Região”.
“Apesar da sua reconhecida importância turística e ambiental, o acesso à vereda da Ponta de São Lourenço transformou-se num cenário de caos, marcado por trânsito intenso, estacionamento desordenado e ausência de regras e fiscalização. Esta situação tem vindo a comprometer não apenas a experiência dos visitantes, mas também o bem-estar e a qualidade de vida dos residentes do Caniçal”, pode ler-se num comunicado enviado pela candidatura dos liberais.
“O turismo é essencial para a Madeira, mas tem de ser sustentável. Queremos visitantes, sim, mas com qualidade e respeito pela natureza e pelas populações locais. A Ponta de São Lourenço é uma joia natural e deve ser tratada como tal”, sublinha António Nóbrega, candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Machico, citado na mesma nota.
No comunicado, a Iniciativa Liberal defende a “necessidade urgente de disciplinar os acessos, criar zonas de estacionamento adequadas e, se necessário, limitar o número de entradas diárias, garantindo assim a preservação deste património natural único”.
O partido conclui ao reafirmar que “a boa gestão e o planeamento responsável são pilares essenciais para conciliar turismo, ambiente e qualidade de vida, assegurando que a Madeira continue a ser um destino de excelência, sustentável e respeitador do seu território e das suas comunidades”.