Prossegue esta manhã o III Congresso São Jorge - Memória e Futuro, subordinado ao lema «Criar Valor a Norte», que junta, naquele que é encarado como um ato de cidadania e responsabilidade social, cidadãos conhecidos e anónimos daquele concelho.
A comissão organizadora do evento, encabeçada por Jacinto Jardim, projetou dois dias de congresso com vista a debater os principais problemas que afligem o Norte, assim como (re)pensar as suas potencialidades.
Ontem, num momento, inédito marcaram presença no auditório da Escola EB23 de São Jorge, onde decorre o evento, os três presidentes de Câmara da zona Norte. Dinarte Fernandes (Santana), José António Garcês (São Vicente) e Emanuel Câmara (Porto Moniz), participaram numa mesa-redonda, de onde saiu o desejo de criar uma agenda estratégica e reforçada a união entre os concelhos, cujos líderes prontificaram-se a trabalhar em conjunto.
Já hoje, último dia de evento, decorreu pelas 10h00 uma mesa-redonda cuja moderação ficou a cargo do jornalista Gil Rosa, e que reuniu os seis presidentes das juntas de freguesia de Santana. "Que perspetivas para as freguesias do concelho de Santana?", foi a questão em cima da mesa a que responderam e debateram entre si Nélio Gouveia (Arco de São Jorge, Manuel Luís Macedo de Andrade (Faial), João Gomes Luís (Ilha), Ricardo Teixeira (Santana), Fabiana Matos (São Jorge) e António Gonçalo Pêco Jardim (São Roque do Faial).
Daqui a nada, pelas 11h40, acontece a Conferência: Empreender em comunidade para valorizar o presente e criar futuro, com Jacinto Jardim.
Pelas 12h00 decorre a apresentação do livro "5 Séculos - 100 Referências", da autoria de João Márcio de Matos e Gregório Cunha, sendo que a sessão de encerramento está prevista para as 12h30, apesar de haver mais atividades ao longo da tarde.
A salientar às 14h30 a caminhada Orientada, com Paula Noite e Graciela Abreu, e, pelas 19h00, o jantar comunitário.
Recorde-se que a secretária do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, esteve ontem presente no congresso, enaltecendo o património do concelho. O dia de ontem ficou também reservado à apresentação da proposta de José António Branco visando a criação de uma reserva natural terrestre em São Jorge, conforme avançou o JM na sua edição de quarta-feira.
Entre os presentes na plateia, esteve ainda o secretário do Mar e Pescas, Teófilo Cunha, filho da terra, que participou na qualidade de cidadão do concelho.
Leia mais na edição impressa de hoje do JM.
Romina Barreto