MADEIRA Meteorologia

III Congresso São Jorge hoje com as perspetivas dos presidentes das freguesias de Santana

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Agosto 2022
11:29

Prossegue esta manhã o III Congresso São Jorge - Memória e Futuro, subordinado ao lema «Criar Valor a Norte», que junta, naquele que é encarado como um ato de cidadania e responsabilidade social, cidadãos conhecidos e anónimos daquele concelho.

A comissão organizadora do evento, encabeçada por Jacinto Jardim, projetou dois dias de congresso com vista a debater os principais problemas que afligem o Norte, assim como (re)pensar as suas potencialidades.

Ontem, num momento, inédito marcaram presença no auditório da Escola EB23 de São Jorge, onde decorre o evento, os três presidentes de Câmara da zona Norte. Dinarte Fernandes (Santana), José António Garcês (São Vicente) e Emanuel Câmara (Porto Moniz), participaram numa mesa-redonda, de onde saiu o desejo de criar uma agenda estratégica e reforçada a união entre os concelhos, cujos líderes prontificaram-se a trabalhar em conjunto.

Já hoje, último dia de evento, decorreu pelas 10h00 uma mesa-redonda cuja moderação ficou a cargo do jornalista Gil Rosa, e que reuniu os seis presidentes das juntas de freguesia de Santana. "Que perspetivas para as freguesias do concelho de Santana?", foi a questão em cima da mesa a que responderam e debateram entre si Nélio Gouveia (Arco de São Jorge, Manuel Luís Macedo de Andrade (Faial), João Gomes Luís (Ilha), Ricardo Teixeira (Santana), Fabiana Matos (São Jorge) e António Gonçalo Pêco Jardim (São Roque do Faial).

Daqui a nada, pelas 11h40, acontece a Conferência: Empreender em comunidade para valorizar o presente e criar futuro, com Jacinto Jardim.

Pelas 12h00 decorre a apresentação do livro "5 Séculos - 100 Referências", da autoria de João Márcio de Matos e Gregório Cunha, sendo que a sessão de encerramento está prevista para as 12h30, apesar de haver mais atividades ao longo da tarde.

A salientar às 14h30 a caminhada Orientada, com Paula Noite e Graciela Abreu, e, pelas 19h00, o jantar comunitário.

Recorde-se que a secretária do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, esteve ontem presente no congresso, enaltecendo o património do concelho. O dia de ontem ficou também reservado à apresentação da proposta de José António Branco visando a criação de uma reserva natural terrestre em São Jorge, conforme avançou o JM na sua edição de quarta-feira.

Entre os presentes na plateia, esteve ainda o secretário do Mar e Pescas, Teófilo Cunha, filho da terra, que participou na qualidade de cidadão do concelho.

Leia mais na edição impressa de hoje do JM.

Romina Barreto

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual é a expetativa que tem para o Orçamento Regional para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas