MADEIRA Meteorologia

IFCN lança alerta para evitar proliferação do ‘escaravelho da palmeira’ no Porto Santo

Data de publicação
13 Abril 2024
15:39

No seguimento da identificação da presença do ‘escaravelho da palmeira’ no Porto Santo, o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza emitiu um pedido de que seja “evitado o corte das folhas verdes destas árvores”, de modo a evitar a proliferação desta espécie nas restantes palmeiras.

Conforme explana numa nota enviada à redação, o corte destas folhas “promove a libertação de um atrativo para o escaravelho das palmeiras e consequentemente para a postura dos seus ovos, que fará crescer a praga nesta ilha, sobretudo em épocas de calor”.

O IFCN mais garante que, desde a deteção desta praga, foram imediatamente encetadas medidas consideradas adequadas para a mitigação deste problema, tendo sido adotado a aplicação de um inseticida de elevada eficácia.

“Contudo, considera-se que devem ser adotadas medidas mitigadoras complementares, destacando-se a interdição do transporte de palmeiras da ilha da Madeira para a ilha do Porto Santo e, acima de tudo, que não sejam cortadas folhas verdes das palmeiras”, adita ainda a mesma nota.

O IFCN, juntamente com as autoridades locais, assegura que tem encabeçado uma apertada vigilância a este problema, envolvendo vários profissionais no sentido de mitigar esta situação.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas