O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM) informa, em nota, que no primeiro semestre de 2023, realizou mais de 2.100 atendimentos, no âmbito do Balcão do Prestador, serviço disponível no edifício sede deste Instituto, valor que se reflete numa média de 352 atendimentos por mês.
No que diz respeito ao atendimento preferencial, o correio eletrónico detém o valor mais alto, representando 41,7% do total, seguindo-se o atendimento via contacto telefónico (38%) e presencial (20,3%).
"Através deste serviço, as entidades com acordo de facturação, cooperação, convenções e prestadores aderentes aos programas de saúde beneficiam de um atendimento personalizado no esclarecimento sobre os respetivos acordos, tabelas de reembolsos, regras e procedimentos dos diversos programas", pode ler-se.
"O Balcão do Prestador permite-nos promover e consolidar as relações de parceria público-privada existentes entre este Instituto e as diferentes entidades e, ao mesmo tempo, estreitar estas relações, em prol da melhoria contínua do serviço e da oferta assistencial que garanta o bem-estar do utente.", afirma Bruno Freitas, Presidente do IASAÚDE, IP-RAM.
"Paralelamente, desde novembro de 2021, têm sido estabelecidos contactos junto dos diferentes prestadores, através da realização de encontros e visitas às respetivas instalações, que contribuem para o fortalecimento das relações institucionais", acrescenta.
Atualmente, o IASAÚDE, IP-RAM dá conta que assegura relações de parceria público-privadas com mais de 400 prestadores do Sistema Regional de Saúde, conforme já avançado anteriormente.
Mónica Rodrigues