O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE) voltou a associar-se à realização do exercício ‘CIBER PERSEU’, promovido pelo Exército Português, cuja 14.ª edição decorreu entre os dias 13 e 16 de outubro.
Este exercício, de âmbito nacional, visa treinar e testar a capacidade de resposta a incidentes de cibersegurança, promovendo a colaboração entre diversas entidades públicas e privadas. Na Região, a organização é assegurada pela Secretaria Regional das Finanças, através do Gabinete Regional para a Conformidade Digital, Proteção de Dados e Cibersegurança (GCPD), em articulação com a Direção Regional de Informática (DRI).
À semelhança dos anos anteriores, a equipa de informática do IASAÚDE, composta por 11 elementos, colabora ativamente no planeamento e execução do exercício, assegurando, entre outros contributos, a disponibilização da plataforma de treino para gestão de incidentes, desenvolvida internamente para este fim.
Enquanto entidade abrangida pelo Regime Jurídico de Segurança no Ciberespaço (RJSC), o IASAÚDE reafirma assim a importância de investir em segurança digital como pilar fundamental para a proteção dos serviços e dados em saúde, garantindo melhoria na resposta a potenciais ameaças no ciberespaço.
No exercício, participaram 26 entidades, entre as quais o IASAÚDE, a Proteção Civil e o SESARAM.