A vereadora da Câmara Municipal do Funchal, Helena Leal, realçou esta sexta-feira a importância do voluntariado na construção de uma sociedade “mais justa, humana e solidária”, durante a sua intervenção no 10.º Encontro de Voluntários da Região Autónoma da Madeira, promovido pela Associação Casa do Voluntário, em parceria com várias instituições sociais, que decorreu esta tarde no Museu da Casa da Luz.
A autarca sublinhou a relevância da cooperação entre entidades públicas e instituições particulares de solidariedade social, defendendo que “é nesta cooperação, sinergia e união de esforços” que se encontram as melhores soluções para apoiar quem mais precisa.
No seu discurso, a vereadora enalteceu o trabalho desenvolvido pela Casa do Voluntário, destacando alguns projetos desenvolvidos em parceria, como o Centro de Dia para pessoas em situação de sem-abrigo e os programas de apoio à população vulnerável, considerando-os bons exemplos de inclusão social.
Helena Leal destacou ainda a criação do Regulamento Municipal de Voluntariado Jovem e da Bolsa de Mérito e de Valor, iniciativas do Município que incentivam os jovens a participar ativamente na comunidade.
Dirigindo-se aos voluntários, Helena Leal deixou uma mensagem de gratidão, referindo que o seu “tempo, sorriso, atenção e compromisso são gestos que mudam histórias, muitas vezes discretos, mas que amparam e iluminam caminhos e, em alguns casos, salvam vidas”.
A vereadora reiterou, por fim, o compromisso da Câmara Municipal do Funchal em manter e reforçar a colaboração com as instituições sociais da Madeira, apontando que “juntos farão a diferença, na promoção de mais iniciativas que contribuam para uma verdadeira coesão social”, assegurou.