MADEIRA Meteorologia

Gripe Aviária: Ave selvagem está em isolamento desde a recolha a 4 de outubro

Data de publicação
15 Outubro 2025
12:34

As autoridades regionais confirmaram esta terça-feira a presença do vírus da gripe aviária numa amostra recolhida de uma ave selvagem na Madeira, tal como avançado pelo JM esta manhã. A informação consta de um comunicado conjunto emitido pela Autoridade de Saúde Regional, Direção Regional de Veterinária e Bem-Estar Animal e Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN).

Segundo a nota, a ave em causa foi encontrada ferida a 4 de outubro e recolhida pela Rede SOS Vida Selvagem, tendo sido encaminhada para o Centro de Recuperação de Aves Selvagens (CRAS), onde permaneceu isolada e sem contacto com outras aves. Após os exames laboratoriais de rotina, realizados no âmbito do rastreio de doenças zoonóticas, os resultados confirmaram a presença do vírus da gripe aviária a 13 de outubro.

Perante o resultado, a Direção Regional de Veterinária comunicou o caso à Autoridade de Saúde Regional, que ativou os protocolos previstos. As entidades sublinham que “não existe, até ao momento, qualquer caso de gripe aviária em humanos na região” e que o risco de contágio “é muito baixo e improvável”.

Ainda assim, apelam à população para que “não se aproxime nem manuseie aves selvagens mortas ou debilitadas”, lembrando que aves saudáveis “não se aproximam voluntariamente do ser humano”. Em caso de avistamento, deve ser contactada a Rede SOS Vida Selvagem através do número 961 957 545.

Apesar de não existir registo, na região, até ao momento, de qualquer caso de Gripe Aviária em humanos, sendo o risco de contágio para seres humanos muito baixo e improvável, as entidades signatárias reforçam que, caso a população encontre aves selvagens mortas ou debilitadas, não deve aproximar-se nem manusear os animais, recordando que aves selvagens saudáveis não se aproximam voluntariamente do ser humano.

O comunicado reforça também a importância de os avicultores manterem “as medidas de biossegurança nas explorações”, evitando o contacto entre aves domésticas e selvagens.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas