MADEIRA Meteorologia

Governo Regional estima comprar 600 a mil toneladas de uvas excedentárias

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Setembro 2021
17:21

A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural vai garantir a compra da produção excedentária de uvas, prevendo a aquisição de 600 a mil toneladas, por um valor que deverá rondar uma média de um euro por quilo, adiantou hoje o responsável pela tutela.

Numa visita a um dos postos de receção de uvas, no Estreito de Câmara de Lobos, Humberto Vasconcelos explicou que, face à dificuldade sentida pelos viticultores para escoar toda a produção, o Executivo madeirense comprometeu-se a "absorver toda a quantidade remanescente".

"O setor não tem capacidade para absorver toda a quantidade, por isso estamos a montar uma operação logística para adquirirmos as uvas que as casas não recebam dos viticultores", disse o secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Humberto Vasconcelos indicou que a estimativa inicial aponta para cerca de 600 toneladas de uvas em excedente, que serão adquiridas pelo Governo, mas explicou que o volume pode atingir as mil toneladas, uma vez que as uvas "estão com boa maturação". "Se acontecer um aumento face à previsão inicial das quantidades a adquirir, estamos dispostos a fazê-lo", assegurou.

O governante adiantou que as uvas adquiridas serão para consumo "pelo Instituto do Vinho, para fazer vinho e para ofertas promocionais e outro tipo de operações", e explicou que o valor investido rondará uma média de um euro por quilo. "Se adquirirmos um milhão de quilos será um milhão de euros", disse.

Para que possam escoar a produção remanescente de uva, os viticultores poderão dirigir-se ao Instituto do Vinho e indicar que têm quantidade disponível para entrega, indicou o secretário regional, assegurando que "será como se fosse feita uma entrega, normalmente, como fazem nas casas".

Marco Milho

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

No que diz respeito à Madeira, qual é a sua opinião sobre o Orçamento do Estado para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas