O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, continua a apostar na formação em Bordado Madeira, numa estratégia de preservação desta arte identitária da Região. Ontem, na Casa do Povo da Ribeira Brava, foram entregues 32 certificados relativos a duas ações de formação dedicadas a técnicas tradicionais do bordado.
O secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, destacou a importância destas iniciativas para garantir a transmissão de conhecimento às novas gerações. Sublinhou ainda o trabalho desenvolvido pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira e pela Direção de Serviços da Ruralidade na promoção e divulgação deste património cultural, através de ações descentralizadas que abrangem vários concelhos.
O Governo Regional apoia atualmente 678 Bordadeiras de Casa com 350 euros cada — mais 50 euros do que em 2024. Esta terça-feira, em Machico, serão atribuídos os auxílios às bordadeiras do concelho que estiveram ativas durante 2024 e entregaram trabalhos aos produtores autorizados de Bordado Madeira.