A secretária regional de Saúde e Proteção Civil, Micaela Fonseca de Freitas, presidiu esta manhã à Cerimónia de Reconhecimento dos profissionais envolvidos nos projetos CAD – Cuidadores de Apoio ao Domicílio e REM-RAM – Registo de Emergência Médica da RAM.
O projeto CAD, do Serviço Social do SESARAM, recebeu o 1.º Prémio de Melhor Póster no Prémio de Boas Práticas em Saúde, permitindo que 48 cidadãos em situação de protelamento hospitalar regressassem ao domicílio, contribuindo simultaneamente para a formação e integração de 29 cidadãs desempregadas.
Já o REM-RAM, desenvolvido pelo SESARAM e pelo Serviço Regional de Proteção Civil, recebeu Menção Honrosa no ‘Integrated Care Award’ (ICA) 2025. Esta ferramenta tecnológica permite que informação clínica crítica chegue ao hospital em tempo real, otimizando recursos e salvando vidas.
Micaela Fonseca de Freitas elogiou a excelência, inovação e humanização destes projetos, destacando que a integração e a colaboração entre serviços funciona e reforça a qualidade dos cuidados prestados aos cidadãos.