Iniciou-se, hoje, a entrega dos auxílios financeiros às Bordadeiras de Casa, referentes às entregas dos trabalhos aos Produtores Autorizados de Bordado da Madeira realizados em 2024.
No total, irão beneficiar deste apoio 678 profissionais, cujo valor total irá rondar os 237 mil euros, e que procura atenuar os sobrecustos inerentes a esta arte e ofício. Individualmente, cada uma das bordadeiras de casa irá receber um apoio extraordinário de 350 euros, ou seja, mais 50 euros do que em 2024.
Por ocasião de uma primeira sessão, que decorreu no Centro Cultural John dos Passos, dirigida às bordadeiras da Ponta do Sol, Calheta e Ribeira Brava, o secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, explica que “este apoio resulta de um compromisso do Governo Regional”, que reconhece “a importância das Bordadeiras de Casa na preservação desta arte que simboliza também a nossa identidade”.
Ainda neste mês de novembro irão decorrer as entregas referentes aos concelhos de Santa Cruz, Machico, Santana e Câmara de Lobos e, em dezembro, a última entrega dirigida às Bordadeiras de Casa do Concelho do Funchal.