No SESARAM, exercem funções 37 farmacêuticos, profissionais esses que o Serviço considera que “desempenham um papel indispensável e contribuem fortemente para a segurança do doente e para a melhoria dos cuidados prestados”.
O Governo Regional diz reconhecer “a importância dos farmacêuticos enquanto profissionais de saúde de elevado valor para o Sistema Regional de Saúde e para a saúde da população em geral, por esse motivo, investiu na valorização da profissão, através da criação da carreira do farmacêutico na Região Autónoma da Madeira, uma medida inovadora no país”. “Paralelamente, em reconhecimento das qualificações, da diferenciação e da competência destes profissionais, o Serviço de Saúde da RAM integrou todos os trabalhadores em regime de contrato de trabalho da carreira farmacêutica, na categoria de assistente, na nova carreira, com efeitos a 1 de maio de 2020”, recorda.
Entre outras medidas/investimentos na área, importa recordar a criação da via verde do medicamento, a Unidade de Farmacovigilância, e o investimento crescente realizado na área do medicamento inovador.
“A par destes investimentos recordamos que o Serviço Regional de Saúde iniciou em janeiro de 2023 o internato em Residência Farmacêutica, a primeira Residência Farmacêutica quer a nível regional, quer a nível nacional, após ter sido instituída a Carreira Farmacêutica”, acrescenta o SESARAM.
Refira-se que este reconhecimento é feito de modo a assinalar o Dia Nacional do Farmacêutico.