MADEIRA Meteorologia

Gaula: Antiga escola cedida à Associação de Solidariedade Social Pérola

Data de publicação
11 Novembro 2024
17:45

O Governo Regional, através da Secretaria Regional das Finanças, assinou esta manhã, com a Associação de Solidariedade Social Pérola, o auto de cessão, a título precário e gratuito, do edifício onde funcionou a antiga Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar, Dr. Clemente Tavares, na freguesia de Gaula.

O procedimento, que decorreu na Direção Regional do Património, garante que aquela instituição particular de solidariedade social, reconhecida pelo seu trabalho social e de apoio comunitário, possa utilizar o edifício – que deixou de se necessário para fins educativos e se encontra desocupado –, para expandir os seus serviços e implementar um banco de ajudas técnicas.

Na antiga Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares será criado também, um espaço de convívio intergeracional, com atividades lúdicas e pedagógicas, atividades de ocupação de tempos livres e que ajude a suprir dificuldades de alimentação e vestuário, sobretudo aos idosos e às pessoas em situação de precariedade do concelho de Santa Cruz.

Para além dos objetivos nobres que subjazem ao projeto de cariz social a desenvolver, o Governo Regional considera ser do interesse público a revitalização do imóvel do domínio privado da Região.

A iniciativa reforça, da mesma forma, o compromisso do Executivo em apoiar e estimular entidades que dedicam o seu trabalho a causas sociais e ao desenvolvimento de um ambiente mais inclusivo e solidário.

Neste sentido, considerando que as despesas com a manutenção ordinária da antiga escola são da responsabilidade da Associação de Solidariedade Social, bem como os encargos com despesas correntes relativas ao fornecimento de bens ou serviços que a mesma entenda contratar e que os bens imóveis do domínio privado da Região Autónoma da Madeira podem ser cedidos a título precário, para fins de interesse público, a título gratuito ou oneroso, foi assinada a minuta do auto de cessão e de aceitação.

O prazo da presente cessão é de cinco anos, renovável por períodos de um ano, caso se mantenham válidos os pressupostos que subjazem de cariz social a desenvolver à presente cessão.

Com a nova estrutura, a Associação Pérola pretende iniciar as suas atividades no local nos próximos meses, com eventuais propostas de novas parcerias e ações que visam atender as necessidades dos moradores da freguesia e do concelho.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas