A Câmara Municipal do Funchal informa, em comunicado às redações, que deu arranque à recuperação da placa de homenagem a Luís de Camões, datada de 1946, localizada no Parque de Santa Catarina, como parte do projeto municipal de valorização e preservação da estatuária urbana.
Esta intervenção visa salvaguardar o património cultural e artístico da cidade, marcando também as comemorações do V centenário do nascimento de Camões.
“A preservação do património escultórico da cidade é uma prioridade para o Município do Funchal, enquanto legado de valor histórico, artístico e identitário. As estátuas e monumentos espalhados pelos espaços públicos representam momentos, figuras e símbolos fundamentais da nossa memória coletiva. O seu restauro não só contribui para a valorização do espaço urbano, como também reforça a ligação entre os cidadãos e a história da sua cidade. Desde que este executivo tomou posse esta é a quinta intervenção na estatuária da cidade, que reflete o compromisso contínuo da autarquia com a conservação e dinamização do património cultural do Funchal, preservando a riqueza do seu passado para as gerações presentes e futuras”, detalha comunicado de imprensa.