O Funchal celebrou, ontem, o Dia Mundial da Terceira Idade com a realização da 14.ª edição da Missa do Idoso, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Funchal, através da empresa municipal SocioHabita Funchal.
Sob o tema ‘Tarde Branca pela Paz”’ inspirado na mensagem do Papa Francisco - “A Paz começa em casa, no coração de cada um e espalha-se como uma onda que transforma o mundo” -, o evento reuniu cerca de 350 seniores.
O primeiro momento contou com a concentração dos participantes e Entidades no Largo do Município. Foram envolvidas crianças que entregaram a palavra PAZ às Entidades presentes, que a colocaram na varanda do Município, ao som da canção “Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura” de Pedro Abrunhosa, interpretada por Eva Silva e pelos utentes dos Polos Comunitários da SocioHabitaFunchal - Atelier de Artes Plásticas da Quinta Falcão, Centro Comunitário de São Gonçalo e dos Ginásios Municipais de São Martinho e Santo António.
Este grupo foi orientado pelo Professor Marco Costa, acompanhado pelos músicos Aloísio Atouguia e Sérgio Capelo. O segundo momento concretizou-se na celebração de uma Eucaristia na Igreja do Colégio, pelo Padre Carlos Almada. Colaboraram nesta Eucaristia, no ofertório e nas leituras, os utentes das diversas estruturas municipais: Polos Comunitários da Empresa - Musicarte, Atelier de Artes Plásticas, Espaço Sénior das Cruzes, Centros Comunitários do Pico dos Barcelos, São Gonçalo, Galeão, Palheiro Ferreiro e Quinta Josefina, e os Ginásios Municipais - Barreirinha, São Martinho e Santo António - Centro Comunitário do Funchal, Universidade Sénior e vários Centros Comunitários Regionais do Funchal. A animação musical foi da responsabilidade do grupo de música.
A vereadora com o pelouro da Área Social, Helena Leal, destacou a importância de valorizar os mais velhos, reforçando que “envelhecer no Funchal deve ser sinónimo de dignidade, inclusão e bem-estar”.
A Câmara Municipal e a SocioHabita Funchal manifestam o seu agradecimento a todas as equipas e participantes pelo empenho e dedicação que tornaram este momento único e memorável.
A vereadora realça a aposta em políticas de longevidade e envelhecimento ativo e saudável por parte do Município do Funchal e das suas estruturas municipais.