MADEIRA Meteorologia

Funchal celebra o Dia das Leguminosas envolvendo 230 crianças

Data de publicação
10 Fevereiro 2025
11:56

O Município do Funchal assinala o Dia das Leguminosas, celebrado a 10 de fevereiro, com três dias de atividades no FUNLAB – Centro de Ciências Experimentais do Funchal, destinadas a sensibilizar as crianças do 1.º ciclo para a importância de uma alimentação saudável e sustentável, envolvendo 230 crianças.

O evento, que teve início hoje, contou com a presença da vereadora Helena Leal que destacou a relevância da iniciativa, que integra a estratégia alimentar do município, SEMEAR. Completando um ano já desde a sua implementação, esta estratégia já impactou mais de 11.500 pessoas, sendo que o FUNLAB dinamizou, no mesmo período, atividades com cerca de 4.000 crianças.

“O objetivo do FUNLAB é mostrar, essencialmente às crianças, que é possível ter uma alimentação mais saudável e também divertida. Através destas atividades, sensibilizamos para o consumo de alimentos mais nutritivos, seguros e sustentáveis, como as leguminosas”, sublinhou a autarca.

Durante os três dias de celebração, o FUNLAB receberá 230 crianças de escolas do 1.º ciclo do Funchal, proporcionando-lhes a oportunidade de experimentar e confecionar receitas saudáveis à base de leguminosas.

A vereadora Helena Leal enfatizou ainda a importância da educação alimentar desde a infância e o impacto que estas ações têm na mudança de hábitos dentro das famílias: “Fazemos um trabalho com as escolas para garantir que as crianças desenvolvem maior consciência alimentar. De facto, as nossas equipas conseguem perceber que estas iniciativas ajudam a desconstruir estereótipos que levam as crianças a rejeitar determinados alimentos, incentivando-as a experimentar novas opções.”

“A atividade promovida, hoje, além de promover os benefícios nutricionais e ambientais do consumo de leguminosas, destacou ainda a relevância da produção local e sazonal, bem como o combate ao desperdício alimentar”, sublinha a autarquia, em comunicado.

O Município do Funchal “reforça assim o seu compromisso com a educação alimentar e a sustentabilidade, investindo em projetos que promovem hábitos mais saudáveis e responsáveis junto das novas gerações”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas